Como retardar o envelhecimento da pele?
Razôes para envelhecimiento prematuro da pele
A idade da pele não depende da idade real da pessoa. A principal razão para o envelhecimento da pele está em fatores intrínsecos e extrínsecos. Por esse motivo, a idade da pele pode diferir significativamente da idade real. Esses fatores que provocam o envelhecimento da pele dividem-se em dois: internos e externos.
Os fatores internos estão relacionados com o envelhecimento genético e não se podem alterar. Afetam os tecidos da pele a partir de dentro, como a genética, a taxa metabólica ou a taxa de melanina nas células da pele. Por exemplo, o aparecimento de rugas é menos comum na pele rica em melanina por esta ter um elevado teor de gordura.
Por outro lado, os fatores externos provocam danos na pele a partir do exterior e causam sinais de envelhecimento prematuro. Ainda que ambos modifiquem a estrutura e a função da pele, os fatores externos produzem alterações mais acentuadas.
Fatores externos, como o sol, a poluição do ar, o tabaco, o baixo consumo de água, a maquilhagem, o stress e a desnutrição fazem com que as funções celulares abrandem e a pele envelheça.
Truques para retarsar o envelhecimento
A recomendação número um para retardar o envelhecimento da pele é mantê-la limpa e hidratada. A utilização de produtos que hidratam a pele e promovem a regeneração celular, ao longo do dia, tornará a sua pele mais saudável e reduzirá os sinais visíveis de envelhecimento, como as rugas e as linhas de expressão.
Sol: é um dos fatores externos que mais afeta a pele. Os raios UV provocam manchas escuras, rugas e uma aparência de pele seca e sem brilho. Por esta razão, é aconselhável proteger a pele do sol e usar um produto com protetor solar quando sair. A pele do rosto é uma das áreas mais expostas aos raios solares, por isso recomendamos a utilização do Neutrogena® Cellular Boost Creme de Dia Antienvelhecimento SPF 20, que, além de hidratar em profundidade e reduzir os sinais visíveis da idade, ajudará a proteger a sua pele dos raios UVB e UVA.
Nutrição: os nutrientes que ingere assumem um importante papel na saúde da sua pele. Uma dieta saudável, variada e equilibrada confere à pele uma aparência mais jovem e saudável e ajuda a prevenir os sinais mais visíveis do envelhecimento.
Evite os alimentos que provocam stress oxidativo
: o stress oxidativo não é uma doença, mas um fator que pode conduzir a doenças. Os radicais livres formados durante a conversão de nutrientes em energia podem danificar as células. Os antioxidantes protegem as células dos radicais livres. Se o nível de radicais livres for superior ao nível de antioxidantes, ocorrerá o stress oxidativo, de que resultará um envelhecimento precoce de células e tecidos. O consumo de alimentos antioxidantes desempenha um papel importante. Recomenda-se a ingestão de frutas e vegetais coloridos com elevados níveis de vitamina C e carotenoides.
Evite os produtos à base de farinha branca: substitua os produtos com farinha branca, como o pão e a massa, por produtos integrais.
Evite os alimentos instantâneos açucarados: encontram-se em muitas bebidas e refeições prontas para consumo diário
Evite os alimentos processados: dado que os alimentos processados contêm açúcar, sal e aditivos, opte pelos menos processados.
Diversifique as refeições: coma regularmente alimentos ricos em ácidos gordos insaturados, para manter a pele firme e flexível, como peixe (salmão, cavala e outros), avelãs, abacate, etc.
Sono: um bom descanso é determinante para a renovação e regeneração da pele durante a noite. Ter um padrão de sono saudável é um passo importante para proteger a juventude e beleza da sua pele.
As células da pele regeneram-se mais depressa à noite. Este processo é maximizado por volta da 01h00.
Entre as 23h00 e as 04h00, a microcirculação aumenta na pele, o que melhora a nutrição das células e eleva o nível de oxigénio, proporcionando uma pele mais brilhante ao acordar.
A hormona do crescimento segrega-se mais durante as horas de sono e faz aumentar a produção de colagénio e elastina. Este aumento permite à pele recuperar a sua elasticidade e flexibilidade.
Stress: o stress afeta tanto o corpo como a pele. Pode causar acne, rugas e formação de linhas de expressão, perda de hidratação, inflamação ou enfraquecimento da pele. Algumas recomendações para minimizar o efeito do stress na pele são:
Fazer exercício regular: fazer 30 minutos de exercício diário, 5 dias por semana, é suficiente para reduzir significativamente o stress. Durante o exercício, enquanto o corpo vai libertando endorfinas, também elimina as toxinas, através do suor, e estimula a microcirculação da pele.
Hidratar a pele: a pele cansada precisa de manter-se hidratada para recuperar a flexibilidade. Por esse motivo, recomenda-se a hidratação regular da pele.
Prevenir as imperfeições da pele: recorra a produtos com antioxidantes (como vitamina E ou C) para prevenir e corrigir linhas de expressão e rugas na pele. Pode optar por produtos que contenham retinol, para estimular a síntese de colagénio, ou ácido hialurónico, para conferir humidade à pele e eliminar as irregularidades de tom, como o Neutrogena® Cellular Boost Concentrado Antirrugas Intensivo.
Rotina de cuidados para retardar o envelhecimento da pele
A rotina diária de beleza tem um efeito significativo nos sinais de envelhecimento da pele. Alguns desses sinais podem ser controlados, seguindo estes passos:
Remova a maquilhagem à noite, recorrendo a um produto desmaquilhante.
Aplique o Neutrogena® Cellular Boost Creme de Noite Regenerador Antienvelhecimento para nutrir a sua pele em profundidade durante as horas de sono.
Limpe o rosto todas as manhãs.
Hidrate a sua pele com um creme hidratante e certifique-se que este contém fator de proteção solar.
Para conhecer mais em detalhe leia o post sobre a melhor rotina facial diária.